Imagens da EFB cedidas por Nilson Rodrigues
"Eu encontrei há bastante tempo atrás, na sede da ABPF no Pari, um album com
fotos da Bragantina. Não havia indicação do autor das fotos, apenas textos elucidativos em cada uma delas.
Pedi esse album emprestado à ABPF e fiz cópias dessas fotos. Um dia publiquei uma
delas e o Chico reivindicou para
si a autoria das fotos, mas o fato é que eu não sabia quem era o
autor".
Nilson Rodrigues
Nota: a maioria
das fotos já foram identificadas e estão com os devidos créditos. |
Dentre as fotos da EFB, uma das que mais me chamou a atenção foi esta, mostrando o luxo que era o carro de 1ª, com direito a encosto branco para a cabeça e tudo mais... Esse carro tinha 52 lugares e era idêntico ao número 1, tendo sido
ambos fabricados nas oficinas da SPR. Nenhum dos dois foi preservado, foram literalmente picados após a desativação da ferrovia.
Foto: Francisco C. de
Araújo - 1967
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Automotriz IV
Centenário parada na estação Taboão - a caixa foi fabricada pela Metropolitan-Cammel, Carriage & Wagon Co. Ltda. e
o estrado, unidade de força e trucks pela Sentinel Waggon Works
Ltda. em 1938. Número de fábrica: 8813. No início da década de 1940, nos
tempos da SPR, essa automotriz foi convertida temporáriamente para
carro de passageiros de primeira classe número 4.
Foto: Francisco C. de Araújo
- 1963
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Loco nº 6 tipo Ten
Wheels, classe 4-6-0, fabricação Beyer Peacock, no girador de Caetetuba. Essa loco foi sucateada.
Foto: Francisco C. de Araújo - 1963 |
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Foto aérea
da oficina de locomotivas no Taboão. O lago à direita é hoje o cartão de visitas da cidade de Bragança Paulista.
Foto: Francisco C. de Araújo
- 1967
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Foto áerea do antigo
largo do Taboão com a estação ao centro. No local onde estão as
locos estacionadas existe hoje um terminal de ônibus urbano. O
prédio à esquerda ainda existe, más está em péssimo
estado de conservação.
Foto: Francisco C. de Araújo
- 1967
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Virador em Vargem
após a retirada dos trilhos. Segundo informações, essa
foto é de 1970.
Foto: Francisco
C. de Araújo |
Auto de Linha nos fundos da oficina do Taboão. À esquerda,
José Hamilton Palis e à direita, José Carlos Pereira (Carlinhos Simião).
Autor e data da foto
desconhecidos |
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Foto raríssima do Auto de Linha
da EFB que era utilizado
para inspeção da ferrovia pelos ingleses.
Autor e data
da foto desconhecidos |
Essa era o orgulho das oficinas da Lapa: Garrat
nº 9 classe de White 2+4+4+2 ali fabricada em 1919.
Autor
e data da foto desconhecidos |
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Foto feita na Fábrica da Beyer-Peacock mostrando a locomotiva nº 12 da EFB.
Autor e data da foto desconhecidos |
Graciosa gôndola de 3 eixos fabricada pela Beuthers em 1881 estacionada no pátio do Taboão. Era utilizada para transportar lastro para a ferrovia e o pessoal a chamava de "galera". Nenhuma foi preservada, à exceção de um chassi no Museu Dinâmico de Atibaia.
Foto: Francisco C. de Araújo - 1963 |
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Loco Withcomb
U.S.A. classe B nº 3033 apelidada de "chimbica", que pertenceu à Sorocabana,
realizando manobras para a formação do último trem dia 21-06-1967 no
município de Campo Limpo Paulista. Havia mais uma idêntica em atividade na
estação Taboão, a nº 3031.
Foto:
Francisco C. de Araújo |
Loco 7 Beyer Peacock 4-6-0 nas oficinas da SPR na
Lapa - SP.
Foto: SPR - data desconhecida |
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Loco 18 Beyer Peacock 4-6-0 no Instituto
Mairiporã - SP.
Foto:
Nilson Rodrigues - ano 2000 |
A mesma loco 18 vista de outro
ângulo.
Foto:
Nilson Rodrigues -
ano 2000 |
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Mais uma, agora com a
Kitsons nº 4 ao fundo.
Foto: Nilson Rodrigues
- ano 2000 |
As imagens
desta página foram gentilmente cedidas por Nilson Rodrigues e
pertencem à sua coleção pessoal. Os meus agradecimentos pela
sua colaboração.
Carlos
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Revisado em:
01 ago 2009 - Hospedado na Webhost
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