Bragança Paulista, quarta-feira, 2 de abril de 2021

Imagens da EFB cedidas por Nilson Rodrigues   

"Eu encontrei há bastante tempo atrás, na sede da ABPF no Pari, um album com fotos da Bragantina. Não havia indicação do autor das fotos, apenas textos elucidativos em cada uma delas. Pedi esse album emprestado à ABPF e fiz cópias dessas fotos. Um dia publiquei uma delas e o Chico reivindicou para si a autoria das fotos, mas o fato é que eu não sabia quem era o autor".

Nilson Rodrigues

Nota: a maioria das fotos já foram identificadas e estão com os devidos créditos.

Dentre as fotos da EFB, uma das que mais me chamou a atenção foi esta, mostrando o luxo que era o carro de 1ª, com direito a encosto branco para a cabeça e tudo mais... Esse carro tinha 52 lugares e era idêntico ao número 1, tendo sido ambos fabricados nas oficinas da SPR. Nenhum dos dois foi preservado, foram literalmente picados após a desativação da ferrovia.

Foto: Francisco C. de Araújo - 1967

Automotriz IV Centenário parada na estação Taboão - a caixa foi fabricada pela Metropolitan-Cammel, Carriage & Wagon Co. Ltda. e o estrado, unidade de força e trucks pela Sentinel Waggon Works Ltda. em 1938. Número de fábrica: 8813. No início da década de 1940, nos tempos da SPR, essa automotriz foi convertida temporáriamente para carro de passageiros de primeira classe número 4.

Foto: Francisco C. de Araújo - 1963

 

Loco nº 6 tipo Ten Wheels, classe 4-6-0, fabricação Beyer Peacock, no girador de Caetetuba. Essa loco foi sucateada. 

Foto: Francisco C. de Araújo - 1963

Foto aérea da oficina de locomotivas no Taboão. O lago à direita é hoje o cartão de visitas da cidade de Bragança Paulista.

Foto: Francisco C. de Araújo - 1967

 

Foto áerea do antigo largo do Taboão com a estação ao centro. No local onde estão as locos estacionadas existe hoje um terminal de ônibus urbano. O prédio à esquerda ainda existe, más está em péssimo estado de conservação.

Foto: Francisco C. de Araújo - 1967

Virador em Vargem após a retirada dos trilhos. Segundo informações, essa foto é de 1970.

Foto: Francisco C. de Araújo

 

Auto de Linha nos fundos da oficina do Taboão. À esquerda, José Hamilton Palis e à direita, José Carlos Pereira (Carlinhos Simião).

Autor e data da foto desconhecidos

Foto raríssima do Auto de Linha da EFB que era utilizado para inspeção da ferrovia pelos ingleses.

Autor e data da foto desconhecidos

 

Essa era o orgulho das oficinas da Lapa: Garrat nº 9 classe de White 2+4+4+2 ali fabricada em 1919. 

Autor e data da foto desconhecidos

Foto feita na Fábrica da Beyer-Peacock mostrando a locomotiva nº 12 da EFB.

Autor e data da foto desconhecidos

 

Graciosa gôndola de 3 eixos fabricada pela Beuthers em 1881 estacionada no pátio do Taboão. Era utilizada para transportar lastro para a ferrovia e o pessoal a chamava de "galera". Nenhuma foi preservada, à exceção de um chassi no Museu Dinâmico de Atibaia.

Foto: Francisco C. de Araújo - 1963

Loco Withcomb U.S.A. classe B nº 3033 apelidada de "chimbica", que pertenceu à Sorocabana, realizando manobras para a formação do último trem dia 21-06-1967 no município de Campo Limpo Paulista. Havia mais uma idêntica em atividade na estação Taboão, a nº 3031. 

Foto: Francisco C. de Araújo

 

Loco 7 Beyer Peacock 4-6-0 nas oficinas da SPR na Lapa - SP.

Foto: SPR - data desconhecida

Loco 18 Beyer Peacock 4-6-0 no Instituto Mairiporã - SP.

Foto: Nilson Rodrigues - ano 2000

 

A mesma loco 18 vista de outro ângulo.

Foto: Nilson Rodrigues - ano 2000

 

Mais uma, agora com a Kitsons nº 4 ao fundo.

Foto: Nilson Rodrigues - ano 2000

As imagens desta página foram gentilmente cedidas por Nilson Rodrigues e pertencem à sua coleção pessoal. Os meus agradecimentos pela sua colaboração.

Carlos

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