Bragança Paulista, quarta-feira, 2 de abril de 2021

Imagens da EFB cedidas por Francisco C. de Araújo   

Francisco C. de Araújo, mais conhecido por Chico Experiência, era um apaixonado por trens. Professor e historiador, passou sua vida fotografando e colecionando material ferroviário, especialmente da Bragantina. Graças a ele, hoje podemos recordar e mostrar para as novas gerações dezenas de imagens da EFB.

Certa vez o encontrei na Estação Tanquinho da ABPF/Campinas, associação da qual fazia parte, e ele fez questão de me mostrar, todo orgulhoso, um auto de linha que tinha construído a partir de uma lambreta. Segundo me contou, seu sonho era morar em uma estação ferroviária, onde haveria de montar um museu. Foi ele quem elaborou o projeto para implantação do trem turístico aproveitando o antigo leito da EFB entre as estações Curitibanos e Guaripocaba, porém, apesar dos seus esforços, o custo do empreendimento era muito alto e ele não conseguiu colaboradores...seu sonho teve de ser adiado. Ele também tinha um projeto para recuperação do museu ferroviário de Jundiaí, onde iria trabalhar, más não chegou a ocupar o posto...sua saúde o traiu.

Chico partiu cedo e não conseguiu ver a Kitsons nº 2 da Bragantina voltar a correr nos trilhos...nem montar seu museu numa estação ferroviária.

Deixo aqui minhas homenagens 'in memorian' a ele, o autor do maior trabalho fotográfico sobre a EFB, cujas fotos aqui publicadas me cedeu pessoalmente. Sistemático, sempre fazia questão de salientar: "pode publicar, desde que coloque os devidos créditos". 

Chico, não só os créditos, más também os méritos serão sempre seus!

Carlos

Campo Limpo Paulista, 21-06-1967 - última composição chegando de Bragança Paulista tracionada pela Cooper Bessemer 8, ex-Mogiana.

Foto: Francisco C. de Araújo

Plataforma de Campo Limpo Paulista aguardando a chegada do último trem. À direita ainda passa a linha da ex-EFSJ. O prédio no alto era o escritório da EFB. 

Foto: Francisco C. de Araújo - 21-06-1967

 

Loco 8 em Campo Limpo com a última composição da EFB vinda do interior. 

Foto: Francisco C. de Araújo - 21-06-1967

A pequena estação Iara e o último trem que correu no sentido Campo Limpo-Bragança Paulista.

Foto: Francisco C. de Araújo - 21-06-1967

 

A última composição parada na estação Maracanã.

Foto: Francisco C. de Araújo - 21-06-1967

Estação Taboão, demolida na década de 1970. O prédio grande ao fundo ainda existe e em frente da plataforma à direita hoje há um terminal de ônibus urbano.

Foto: Francisco C. de Araújo

 

Carro de passageiros da antiga Cantareira que foi transferido para a Bragantina em 1964 estacionado no pátio do Taboão. Esse recebeu o nº 21 e era o único que ainda existia preservado no Instituto Mairiporã. Foi queimado num incêndio. 

Foto: Francisco C. de Araújo

A Bragantina também tinha seu caboose. Aqui um vagão conhecido na ferrovia por guarda-trem ao lado do antigo armazém do Taboão. Foto com pouca definição por causa do negativo riscado e manchado. 

Foto: Francisco C. de Araújo

 

Vagão nº 311 de 4 eixos em frente do armazém de Campo Limpo. Não existe nenhum exemplar desse modelo preservado.

Foto: Francisco C. de Araújo - 21-06-1967

Vagão raríssimo de 3 eixos fabricado na inglaterra no final da década de 1800 que foi adaptado para o transporte de inflamáveis na EFB. Havia um preservado no Instituto Mairiporã, más foi queimado num incêndio. 

Foto: Francisco C. de Araújo - 21-06-1967

 

Loco 18 Beyer Peacock estacionada no pátio do Taboão. 

Foto: Francisco C. de Araújo

Loco Kitsons nº 3 abandonada nos fundos da oficina do Taboão. Foi sucateada.

Foto: Francisco C. de Araújo

 

Loco 6 Beyer Peacock nos seus tempos de glória. Nesta foto ela estava sendo manobrada em Caetetuba.

Foto: Francisco C. de Araújo

A mesma loco 6 depois de cumprir sua missão na EFB abandonada nos fundos da Oficina do Taboão. Foi sucateada.

Foto: Francisco C. de Araújo

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